Mantenha seu sorriso bonito e saudável

BONS HÁBITOS FAZEM A DIFERENÇA

Mantenha seu sorriso bonito e saudável

Alguns hábitos diários podem provocar o desgaste do esmalte dentário, expondo a dentina, o que pode causar um grande incômodo e afetar a saúde bucal do paciente. É comum ocorrer o amarelamento dos dentes, perda do brilho, aumento da sensibilidade dentária e ficar com as pontas dos dentes com aparência transparente.

Para evitar a erosão dentária é preciso cuidar da alimentação, da higiene bucal e se atentar para não cometer alguns erros comuns:

  • O uso do creme dental faz toda diferença no momento da higienização bucal, é preciso escolher bem qual o creme correto para proteger e reparar os danos diários.
  • Algumas pessoas exercem uma força exagerada na hora de escovar os dentes, essa força causa o desgaste dental. Fique atento.
  • Evite alimentos e bebidas ácidas, como algumas frutas, vinagre e refrigerantes, pois eles enfraquecem a superfície do esmalte, o que causa dor e sensibilidade. Outros tipos de alimentos que também precisamos evitar são os duros pois, além de desgastar o esmalte, ainda machucam a gengiva.
  • Ranger e apertar os dentes, principalmente durante o sono, desgasta o esmalte e a dentina. Portanto, caso acorde com dores na face, procure um dentista para amenizar ou acabar o problema do bruxismo.
  • Alguns problemas de saúde também causam a erosão dos dentes, como o refluxo ou vômito frequente, isso se dá devido ao líquido ácido que vem do estômago. Nesses casos, é recomendado a ajuda de um profissional gastroenterologista.
  • Evite fumar, todos já sabemos que o cigarro deixa os dentes amarelados, mas os malefícios do cigarro vão além da parte estética, o fumante tem mais chances de desenvolver doenças gengivais.

Uso de fio dental previne cáries e gengivite.

Dizem que o sorriso bonito é o melhor e mais eficiente dos cartões de visita, já que chama atenção pela beleza e mostra o lado higiênico de cada pessoa, mas para conquistar dentes saudáveis é preciso que uma boa higienização faça parte da rotina diária.

Para conquistar um sorriso saudável é necessário mais do que uma boa escovação, já que sozinha, a escova não consegue remover os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes e na linha da gengiva, e se esses resíduos permanecerem nessas regiões, as chances de ter cáries ou inflamações gengivais são grandes.

O uso do fio dental é essencial por pelo menos uma vez ao dia, e de preferência antes da escovação, já que uma parte dos resíduos sai no fio e a outra se espalha no dente em regiões onde a escova alcança.

O uso do fio dental impede a formação de placas bacterianas, que provocam gengivite que, quando não tratada, pode destruir o osso que estrutura o dente. Além dos problemas como as cáries e o tártaro, o uso rotineiro do fio dental evita o mau hálito, oriundo da decomposição de restos de alimentos acumulados.

Quem não tem o hábito de usar o fio dental pode ser surpreendido com pequenos sangramentos ao utiliza-lo esporadicamente. Os motivos disso são diversos, podendo ser desde o excesso de força ao passar até problemas mais graves como os gengivais, os quais dependendo do estágio de evolução, podem ser tratados simplesmente pela adoção do uso do fio dental rotineiramente. Contudo, caso os sangramentos persistam, um dentista deverá ser consultado para identificar e resolver problema.


E aí? Gostou do que leu? Compartilhe o conhecimento e ajude a melhorar a qualidade de vida de mais pessoas

Fonte:

  • Portal Qualidade em Saúde
  • Foto meramente ilustrativa